Folclore em Cena desembarca neste mês em Ubatuba

Folclore em Cena desembarca neste mês em Ubatuba

Show com corais da Aldeia Boa Vista, tenda de troca de livros, contação de histórias, palestras e diversas atrações musicais, como grupos locais e regionais além de Chambinho do Acordeon, farão parte do Folclore em Cena, evento que já passou por alguns municípios do interior de São Paulo e agora chega a Ubatuba.

A programação é gratuita e se desenvolverá entre os dias 17 e 23 de abril, na Praça de Eventos, na avenida Iperoig – Centro. No local, será montada a “Tenda da Lenda”, um espaço permanente onde acontecerão os debates de intercâmbio entre a cultura caipira e a cultura caiçara e as trocas de livros. Mais de 3 mil livros serão trazidos a Ubatuba para essa finalidade.

O Folclore em Cena é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

“As atividades são abertas a toda a população e há um trabalho conjunto com as escolas para garantir ampla participação de estudantes das redes públicas estadual e municipal”, destaca Pedro Paulo Teixiera, presidente da Fundart.

O encontro abre no dia 17, às 19h30, com uma feira de trocas livres que inclui o intercâmbio de livros, uma oficina de areiaografia – técnica dos “tapetes de Corpus Christi”, ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo, e a exibição do documentário Palavra (En)Cantada: uma viagem sobre o cancioneiro brasileiro.

Contação de histórias para todas as idades

Contadores de histórias também farão parte da programação das manhãs e tardes na Tenda da Lenda já a partir do dia 18. O projeto Abayomi Encantado, as contadoras Mariza Taguada, Cláudia Oliveira, o Palhaço Pilequinho SeuCaradeBolacha e o Musical “Festa no Lixão” irão apresentar histórias e performances durante o evento. A Cia. Teatral Castelo das Artes, de São Sebastião, participará com mitos e lendas caiçaras e a Cia Fulô traz suas intervenções artísticas para crianças e adultos de todas as idades.

Lançamento do projeto Tekoa Jaexaa Porã “Alma Viva Guarani”

A Semana da Tradição Indígena, de 17 a 23 de abril, integra a programação do Folclore em Cena e traz como destaque o lançamento do CD Tekoa Jaexaa (Alma Viva Guarani), que registra pela primeira vez os corais da aldeia Boa Vista de Ubatuba entoando os cantos sagrados para Ñhanderu, o grande deus criador de tudo na cultura guarani.

O CD foi produzido pela Gopala Filmes e pelo Projeto Garoupa e será lançado no dia 19 de abril, a partir das 14 horas, na Tenda da Lenda, com a apresentação dos dois corais da Aldeia – o Xondaro Mirim Mborai e o Nhamandu Nhemopuã, que incluem jovens, crianças e adultos da aldeia, localizada no bairro Prumirim. Após a apresentação, haverá roda de conversa e uma vivência sobre a cultura indígena guarani mbyá.

Música e muita diversidade cultural

A noite da quinta-feira, 20, será animada a partir das 20 horas, com apresentações do Fandango Caiçara e dança do boi, do grupo de mulheres “O Grito de Maria”, além da dupla Nako e Rafael.

Na sexta-feira, 21, às 19 horas, acontecerá a palestra  “Nós Somos a Cultura”, com o Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de Araraquara. Em seguida, serão apresentadas intervenções culturais do Palhaço Foka e a Congada de Bastões de São Benedito do Puruba. A noite se encerra com a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá (GRESMAI).chambinho (2)_edit

No sábado, 22, a partir das 20 horas, a programação musical inclui as apresentações do Grupo Concertada e da cantora e compositora Jordana. O encerramento traz Chambinho do Acordeon, músico que interpretou Luiz Gonzaga no filme Gonzaga de Pai para Filho.

O evento se encerra na manhã do dia 23, com uma intervenção cultural na praia do Perequê-Açu com distribuição de livros e batucada de encerramento com o Maracatu Itaomi e o Baque Elevado.

Serviço:

  • Festival Folclore em Cena – Etapa Ubatuba
  • Data: 17 a 23 de abril
  • Local: Praça de Eventos (Av. Iperoig)
  • Entrada: gratuita
  • Programação completa: www.fundart.com.br