Ubatuba programa evento que celebra “Solstício de Verão”

Ubatuba programa evento que celebra “Solstício de Verão”

Ubatuba programa evento que celebra “Solstício de Verão”

 

Objetivo é estabelecer comemoração definitiva no calendário do município

 

Para comemorar a chegada da próxima estação em Ubatuba, a secretaria de Turismo promoveu uma reunião para planejar o evento denominado “Solstício de Verão” na última segunda-feira, 02. Na ocasião, estiveram presentes Fernanda Ramiro e Camila Marujo, da Fundação de Arte e Cultura  (Fundart), Allanderson Fonseca, da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e representantes do Instituto Casa Comum (ICC) – a presidente da instituição, Silvana Bragatto, acompanhada do coordenador geral, Celio Turino, e da parceira local, Fabiana Padula.

O evento visa marcar o fenômeno no hemisfério sul, data em que é oficialmente iniciada a estação verão, entre os dias 21 e 22 de dezembro na cidade de Ubatuba.

Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, o verão começa no instante em que o sol, às 12h59 (horário de verão) de 22 de dezembro, cruza sob a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e passa sobre a cidade. Acontece neste momento o zênite Solar, o momento em que o sol fica a pino e é o dia mais longo do ano.

Esse é um projeto antigo do secretário e a ideia inicial é que viaturas de todas as forças policiais toquem suas sirenes, anunciando a chegada da estação, seguida pela celebração de um ritual indígena, realizando a dança do sol.

Entretanto, o Instituto trouxe uma proposta bem elaborada com uma programação extensa, porém, que será possível apenas em 2018 para que haja tempo suficiente para a captação de recursos pela Lei Rouanet.

Dessa forma, ficou acertado que este ano será feito o lançamento de um evento que vai se consolidar no calendário.  A proposta do ICC e trabalhar a partir do conceito de ‘bem viver’, que desenvolve uma outra concepção do indivíduo se perceber no planeta e se relacionar com ele mesmo e o Universo.

“O objetivo é criar essa marca de estabelecer Ubatuba como a cidade do bem viver, realizando um conjunto de atividades, trazendo também fórum de discussões sobre a politica e a cultura do bem viver, oficinas, rituais e apresentações – associando o estilo de vida com as tradições”, explicou Turino.

“Ubatuba tem tudo a ver com isso, tem 80% de mata atlântica, mais de 100 km de extensão de praias, condições para trabalhar todos esses conceitos e essa referência, presentes em toda a América Latina”, acrescentou

Em 2017, a parceria deve integrar a programação com oficinas cujo resultado seja exposto durante evento, bem como a realização de palestra e apresentação cultural.

“Esse é um evento de extrema importância. O verão começa aqui. Nessa Administração, meu desejo foi trazer isso e agora vocês, apresentando esse projeto e casando com o que estamos idealizando temos que aproveitar”, reforçou Bischof.

 

Mais sobre o ICC

O Instituto Casa Comum (ICC) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. O ICC é constituído por indivíduos dedicados ao desenvolvimento e fortalecimento de uma sociedade mundial harmoniosa, através do desenvolvimento e da promoção de projetos, cursos e programas nas áreas de cultura, meio ambiente, esporte, desenvolvimento social, educação, saúde, comunicação e tecnologia, com ênfase na juventude e na cultura de paz.

 

———————–

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU 

Texto disponível online em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/smt/ubatuba-programa-evento-que-celebra-solsticio-de-verao/