Cozinha Caiçara

Cozinha Caiçara
Descrição:

A culinária caiçara tem forte influência indígena e portuguesa, com elementos que variam entre peixes, caças, aipim, inhame, batata doce e farinha de mandioca, heranças culturais dos tamoios que aqui habitavam, já os portugueses introduziram as criações, a cana de açúcar, a cachaça e a banana, essa mistura faz da cozinha caiçara um caldeirão de sensações e sabores que agradam a todos os paladares.

O Azul Marinho é sem duvida o prato mais simbólico da gastronomia caiçara, o peixe é cozido com banana nanica verde e muito bem temperado, servido com arroz e pirão feito com o próprio caldo do peixe.
Quando verde, a banana é rica em tanino, substância natural encontrada em plantas e que atuam como defensores contra o ataque de herbívoros, tornando seu sabor desagradável, principalmente quando ainda não estão maduras o suficiente.
O tanino, ao ser liberado durante o cozimento se associa às proteínas do peixe e forma um composto que tem tonalidade azul, dando o nome ao prato.

A cozinha caiçara reúne também frutos do mar, como o mexilhão, lula e camarão, presentes em diversos pratos tradicionais e os frutos da mata atlântica, utilizados por meio das praticas sustentáveis de agro-floresta, com destaque para a coleta do fruto do palmito Juçara, consumido como suco ou creme, como o famoso açai.