Ecoturismo

Ecoturismo
Descrição:

Com 80% do território coberto pela Mata Atlântica e protegido por unidades de conservação, Ubatuba é o cenário perfeito para a pratica do ecoturismo.

Com diversas trilhas que levam a cachoeiras, mirantes, praias desertas e comunidades tradicionais (caiçaras, quilombolas e indígenas) que conservam seus territórios e sustentam seus hábitos e costumes, a cidade proporciona a condição ideal para se vivenciar experiências na floresta e com os povos que nela habitam.

O Parque Estadual da Serra do Mar abriga os principais roteiros para ecoturismo, com passeios em trilhas históricas, como a trilha do Corisco que unia Paraty a Ubatuba nos ciclos do ouro e da cana de açúcar, e visitas a ambientes como manguezal, restinga, praias desertas e a vila de pescadores, como Picinguaba e Camburi.

Procure sempre se informar sobre as regras de visitação dos locais, respeitando as comunidades e a sua natureza, utilize de serviços de agências, guias e monitores credenciados e seja responsável pela coleta de todo lixo produzido durante os passeios.